quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dia da Família no Espaço Infantil



Esta semana exploramos o tema "família" que teve o seu dia comemorado em 15/05. Num primeiro momento conversamos com as crianças, perguntando com quem elas moravam para poder diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe; alguns relataram que moravam com os avós e primos, outras só com a mãe ou com pai e mãe. Então pedimos que desenhassem a sua "casa" e os membros lá moravam. Flagramos várias vezes as crianças interferindo nos desenhos dos colegas falando o nome da mãe ou dos irmãos.



Durante a conversa sobre os tipos de moradia uma das crianças falou para outra: " você não mora nem em casa e nem em prédio, você mora num barraco. É tia, ele mora num barraco!" E assim, com a participação das crianças, fomos aprofundando as conversas, entrando um pouquinho na vidinha de cada um deles!

Nesta atividade, pedimos que escolhessem entre a dobradura de uma casa ou a de um prédio. Cada um coloriu e enfeitou com pedacinhos de papel simbolizando janelas e portas, os mais espertos falavam "prédio tem muitas janelas".
Lemos o livro de Ziraldo: UM AMOR DE FAMILIA. Nesta atividade eles deveriam desenhar dentro do coração todas as pessoas da sua família que eles amavam muito.
Ao final fizemos uma exposição onde as crianças puderam reconhecer as diversas estruturas familiares. Para finalizar o assunto pedimos que eles montassem uma Árvore genealógica, neste momento ele já sabiam identificar separando exatamente que eram seus irmãos e irmãs, primos e amigos.



Montamos vários painéis com as produções das crianças expondo o tema. Para elas é gratificante ver o que criam, sendo exposto. É fundamental apreciar, alem de produzir no momento de observação.
Acreditamos muito na imagem como fonte de aprendizagem, pois sabemos que estes momentos propiciam as crianças adquirem outros conhecimentos através dessas observações. É fantástico!