segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Natal está chegando!

Começaram os preparativos para o Natal no Espaço Infantil do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro. Na roda de conversa contamos a história de Nicolau, um homem de bom coração que costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. Perguntamos o que a palavra "Natal" lembrava a elas e, a maioria só conseguia lembrar o nome dos presentes que gostaria de ganhar.


Ao explorarmos ainda mais o tema elas disseram: presentes, trenó, renas, árvore de Natal, rabanada, a família, Papai Noel e Jesus. Dessa forma fizemos uma relação de palavras que lembravam esse momento.
Ainda na rodinha dissemos que havia um desafio para aquele momento. Elas deveriam descobrir a frase “FELIZ NATAL” que havía sido montada. As crinaças não demonstraram dificuldades em realizar esta tarefa.
Logo depois cada criança enfeitou uma pequena árvore natalina. Quando havia um grande número de árvores prontas juntamos todas elas para formar uma grande árvore, que ficou linda em nossa exposição.












quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Viva a República!



No dia 15 de outubro de 1889 o Brasil passou a ser uma República... Mas será que a turminha do Espaço Infantil do ECE RJ sabe o que essa data significa?

Para abordar o assunto com a garotada, começamos a conversa explicando para as crianças a diferença que há entre a República e Monarquia. Falamos que a monarquia é forma de governo em que apenas um cidadão governa o país como chefe de Estado, e a república é a forma de governo na qual um representante, chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de um país.
Após esta conversa fomos procurar nas revistas, fotos que retratassem a nossa conversa. Encontramos fotografias de alguns presidentes que governaram o Brasil e antigos monarcas, e o povo nas ruas com bandeiras do Brasil.




Cada criança escolheu uma atividade para realizar. Umas preferiram completar uma bandeira do Brasil, outros preferiram montá-las apartir de folhas retiradas de revistas.







Ao final de montamos um mural bem criativo com a ajuda das crianças.
Enfim, além de apender as crianças se divertiram bastante com essa atividade.