Dia 17 de julho é o Dia de Proteção da Floresta, momento de reflexão...
Conversamos com as crianças sobre a ação do ser humano sobre a natureza. Falamos sobre os desmatamentos e dos animais que sofrem por perderem as suas casas.
Assistimos ao Filme: Tainá, Uma Aventura na Amazônia – a maioria das crianças disse que já tinham assistido, mas que adoravam a menina "Tainá" que nos conta a história de uma indiazinha que mora na floresta Amazônica com seu avô. Este filme desperta a atenção dos pequenos para a ecologia e a proteção ambiental. Pois eles podem visualizar a riqueza do território amazônico valorizando a floresta os bichos e lutar pela sua preservação.
Nós lemos um livro que falava sobre os bichos do Brasil e as crianças ficaram curiosas para saber o nome, o que comiam e onde viviam. Elas viram fotografias de tucanos, macacos, onças-pintadas, tamanduás, preguiças, cobras, araras, sapos, jacarés, capivaras, garças e muitos outros animais.
Informamos que alguns animais dessa lista podem entrar em extinção se o desmatamento não parar.
Após essa conversa montamos uma “floresta”. Cada criança desenhou uma árvore a seu modo. Depois recortamos e colamos em um pedaço de palito de churrasco e apoiamos dentro de uma tampinha de refrigerante com massinha de modelar. Para finalizar o trabalho recortamos alguns animais e colocamos junto às árvores.