sexta-feira, 8 de julho de 2011

A cultura africana



O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro promove todo mês com as crianças do Espaço Infantil um trabalho de conscientização sobre a importância da cultura africana, abordando diferentes temas:


O Continente - Iniciamos o assunto mostrando a localização do Continente Africano no Globo Terrestre. Logo depois demos uma folha com o continente impresso e pedimos que elas enfeitassem colorindo e fazendo colagem com papel lustroso para deixar tudo bem bonito.


Animais selvagens - Assistimos a um filme com as crianças que falava sobre o assunto e depois conversamos com elas sobre os animais selvagens que vivem neste Continente. Identificamos com elas o leão, a zebra, o macaco, o rinoceronte, o elefante, a girafa e outros. No final montamos um lindo painel com os diversos bichos.




A culinária - Falamos um pouco da influência africana na culinária brasileira. Ressaltamos o coco, a banana, o café, a pimenta malagueta e o azeite-de-dendê, o Feijão o cuscuz, o quiabo, a galinha d’angola e a pimenta malagueta, entre outros. Cada criança desenhou o que achou mais interessante.

Bandeiras - Mostramos para as crianças no Atlas Geográfico, as bandeiras dos países que compõem o Continente Africano. Sugerimos que cada uma escolhesse uma para colorir.
Elas ficaram muito curiosas com os nomes das bandeiras e sempre perguntavam: “qual é mesmo o nome da minha Bandeira?”.
Este trabalho com certeza foi o que mais gostaram.



Artesanato africano - Foi muito prazeroso brincar com as crianças de montar os colares africanos! Elas se divertiram escolhendo as miçangas coloridas feita de folhas de revista.




A nossa intenção foi valorizar a cultura africana conscientizando as crianças de formas lúdicas a respeitar e a reconhecer o nosso patrimônio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário