As crianças do ECE RJ se divertiram apontando as letras que elas conheciam, assim como cores, formas, animais e outros objetos nos livros e revistas.
Sempre que os pequenos fazem uma "obra de arte" escrevemos o nome deles e informamos que somente assim poderemos reconhecer quem fez o desenho.
Lemos o livro ABC do Zôo que mostra animais com cada letrinha do alfabeto.
Consideramos este o primeiro passo para ensinar o alfabeto, pois fazendo com que as crianças se interessem em ouvir histórias elas vão começar a perceber que os livros contêm letras.
Utilizando o material de sucata, cortamos rolinhos de papel higiênico ao meio, escrevemos as letras do alfabeto repetindo algumas vezes as vogais. O objetivo era que elas entendessem que aquelas letras juntas, formavam o nome delas e que a partir daí pudessem montar outras palavras.
Fizemos um Jogo da memória com nomes das próprias crianças do ECE RJ. Com o objetivo que elas reconhecessem seus nomes e os nomes dos colegas.
Elas compartilharam e brincaram várias vezes com mesmo material e começaram a entender como funcionavam as regras do jogo o que podia e que não podia ser feito. Elas entendem que existem regras que devem ser respeitadas para ter amiguinhos e juntos brincarem e se divertir.
Usamos materiais lúdicos para contextualizar o assunto levando a criança resolver problemas a pensar e a sentir.
Durante essa experiência percebemos que elas levantavam hipóteses a respeito dos nomes de colegas e familiares.
Propomos dois trabalhos de pesquisa. No primeiro dividimos a folha ao meio, e as crianças deveriam na primeira parte colocar a 1ª letra do seu nome. Do outro lado elas deveriam colar gravuras ou desenhar coisas que começassem com aquela letra.
No segundo trabalho propomos uma pesquisa em revistas, para fazermos o Alfabeto do ECE RJ. Cada criança deveria escolher uma letra de sua preferência e, “mãos a obra”. A maioria das crianças preferiram a primeira letra do nome e então perguntamos “que outras palavras têm esta mesma letra?" Todos pareciam muito interessados, e sempre que chegavam ao Espaço, pediam para pesquisar outras letras.
Enquanto a criança brinca, ela ao mesmo tempo estabelece relações e representações com o mundo dos adultos. Pois toda brincadeira tem regras que são definidas e respeitadas por aqueles que brincam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário