segunda-feira, 6 de junho de 2011

“Tadinha da nossa Natureza”


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. Aproveitamos a data para conversarmos com a turminha do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro sobre consumo e desperdício!
As crianças de hoje são levadas a consumir indiscriminadamente sem ter a noção do quanto essas atitudes prejudicam o meio ambiente. Para conscientizá-las usamos um texto de Cecília Meireles com o objetivo de sensibilizá-las em relação ao meio ambiente, o texto fala sobre o consumo exagerado de água na hora do banho e da energia elétrica desperdiçada quando este banho é demorado, da torneira aberta, luzes da casa acesas, da televisão ligada e ninguém assistindo, do lixo jogado na rua e até dos papeis que eles desenham e depois jogam fora.
Depois de ler o texto perguntamos o que eles faziam para contribuir com o meio ambiente. Alguns responderam: “Eu molho a plantinha da minha casa” outros disseram “ Eu não jogo lixo na rua, e quando não tem lixeira eu guardo na bolsa, e quando chego em casa jogo na lixeira.
Este momento foi muito divertido, pois cada um queria falar o seu modo de contribuir com o meio ambiente. E até disseram que mesmo com esse frio tomavam banho rapidinho de água fria. ‘tá doido!’ disseram uns.
Depois dessa conversa, fomos procurar nas revistas fotografias de natureza preservada e aprecia-las.

O próximo passo era elaborar uma atividade que eles pudessem usar a sua imaginação. Uns quiseram desenhar e fizeram suas obras de artes inspirados nas fotografias das revistas, outros usaram cola e recortes de revistas para ilustrar a paisagem.
Considerando que as crianças estavam conscientizadas a evitar o desperdício, pedimos que cada uma usando a sua criatividade construíssem brinquedos e acessórios, a partir de material reciclável. Valorizamos cada elemento considerado descartável e dessa forma difundimos a visão ecológica de preservação do meio ambiente, de forma lúdica e divertida.
Foram construídos pelas crianças quebra-cabeça e jogo da memória. Depois de prontos colocamos numa exposição para que todos pudessem compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário