terça-feira, 13 de setembro de 2011

7 de setembro o Dia da independência do Brasil



Sentamos com as crianças na rodinha para contar uma boa e velha historinha: "de um lugar chamado Brasil, onde vivia um Rei chamado Dom João VI, que dominava essa terra. Porém, ele teve que deixar esse lugar cheio de riquezas e gente bonita para voltar a seu país de origem, Portugal. No Brasil deixou seu filho D. Pedro que ficou responsável por cuidar e extrair o ouro, Pau Brasil e pedras preciosas, enviando tudo para Portugal.
Depois de algum tempo, o príncipe que gostava muito dessa terra resolveu deixá-la livre. Montado em seu cavalo às margens do Rio Ipiranga, ele declarou: “Independência ou Morte!”. Frase que deixou o Brasil livre de Portugal."

Esse fato ocorreu no dia 7 de setembro, e é por isso que sempre nesta data comemoramos o dia da Independência do Brasil.

Foi preciso adaptar a história para faixa etária deles, usando uma narrativa bem infantilizada, pois elas ainda são muito pequenas.
Na elaboração de atividade, mostramos as crianças onde fica localizado o Brasil e Portugal. Pedimos que montassem a Bandeira do Brasil com suas respectivas cores e colorisse uma dobradura do Cavalo do Príncipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário