segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aaaatchim! O inverno chegou…

O nosso inverno começou dia 21 de Junho. Conversamos com as crianças sobre o que elas achavam dessa Estação do ano. Por vivências elas já possuem conhecimentos sobre o assunto e sabem que o inverno é a estação mais fria do ano.

Quando perguntamos se gostavam do inverno e o porquê, muitas responderam que sim, pois lembra chocolate, chá, sopa, cobertor bem quentinho e outras coisas super gostosas.



Depois de conversarmos fomos pesquisar sobre vestimentas adequadas. Nesta atividade as crianças deveriam procurar algo que lembrasse tudo o que a gente havia falado. Algumas crianças preferiram desenhar outras preferiram colar roupas e acessórios.

Confeccionamos silhuetas de bonequinhos de papel. Informamos que a tarefa era que cada um “colocasse roupas” para agasalhá-los. As crianças desenharam nas silhuetas calças compridas, casacos, toucas, cachecol, luvas, meias e botas.
Ao final enfeitamos um lindo mural de inverno com as obras de arte dos pequenos.

sábado, 25 de junho de 2011

Pula a Fogueira Iaia!

No dia 13 de junho demos início às atividades da Festa Junina.
Iniciamos perguntando às crianças o que elas sabiam sobre o assunto. Muitas lembraram a dança, outras das músicas e algumas das comidas típicas.

Montamos uma mini fogueira com sucata. Usamos rolinho de papel toalha e papel celofane nas cores vermelho, laranja e amarelo.

Pedimos que cada criança fizesse desenhos que ilustravam as músicas típicas de Festa Junina. Algumas escolheram: “Olha pro céu meu amor”, “O balão vai subindo” e outras “Pula a fogueira”. Fizemos dobradura de balões, bandeiras personalizadas, trabalhos de artes com colagem e pinturas. Depois de tudo pronto enfeitamos o espaço
As crianças se divertiram criando e enfeitando os murais e as paredes.
No ECE RJ, a garotada aprende a importância de manter viva a tradição. E claro registramos tudo!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Brincando com as letras

Dia 10 de junho foi comemorado o Dia da Língua Portuguesa. Procuramos elaborar atividades simples e de recursos visuais, como leitura de livros infantis, revistas, jogo da memória, dominó e tapetes de EVA com letras.

As crianças do ECE RJ se divertiram apontando as letras que elas conheciam, assim como cores, formas, animais e outros objetos nos livros e revistas.

Sempre que os pequenos fazem uma "obra de arte" escrevemos o nome deles e informamos que somente assim poderemos reconhecer quem fez o desenho.

Lemos o livro ABC do Zôo que mostra animais com cada letrinha do alfabeto.

Consideramos este o primeiro passo para ensinar o alfabeto, pois fazendo com que as crianças se interessem em ouvir histórias elas vão começar a perceber que os livros contêm letras.

Utilizando o material de sucata, cortamos rolinhos de papel higiênico ao meio, escrevemos as letras do alfabeto repetindo algumas vezes as vogais. O objetivo era que elas entendessem que aquelas letras juntas, formavam o nome delas e que a partir daí pudessem montar outras palavras.

Fizemos um Jogo da memória com nomes das próprias crianças do ECE RJ. Com o objetivo que elas reconhecessem seus nomes e os nomes dos colegas.

Elas compartilharam e brincaram várias vezes com mesmo material e começaram a entender como funcionavam as regras do jogo o que podia e que não podia ser feito. Elas entendem que existem regras que devem ser respeitadas para ter amiguinhos e juntos brincarem e se divertir.

Usamos materiais lúdicos para contextualizar o assunto levando a criança resolver problemas a pensar e a sentir.

Durante essa experiência percebemos que elas levantavam hipóteses a respeito dos nomes de colegas e familiares.

Propomos dois trabalhos de pesquisa. No primeiro dividimos a folha ao meio, e as crianças deveriam na primeira parte colocar a 1ª letra do seu nome. Do outro lado elas deveriam colar gravuras ou desenhar coisas que começassem com aquela letra.

No segundo trabalho propomos uma pesquisa em revistas, para fazermos o Alfabeto do ECE RJ. Cada criança deveria escolher uma letra de sua preferência e, “mãos a obra”. A maioria das crianças preferiram a primeira letra do nome e então perguntamos “que outras palavras têm esta mesma letra?" Todos pareciam muito interessados, e sempre que chegavam ao Espaço, pediam para pesquisar outras letras.

Enquanto a criança brinca, ela ao mesmo tempo estabelece relações e representações com o mundo dos adultos. Pois toda brincadeira tem regras que são definidas e respeitadas por aqueles que brincam.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

“Tadinha da nossa Natureza”


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. Aproveitamos a data para conversarmos com a turminha do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro sobre consumo e desperdício!
As crianças de hoje são levadas a consumir indiscriminadamente sem ter a noção do quanto essas atitudes prejudicam o meio ambiente. Para conscientizá-las usamos um texto de Cecília Meireles com o objetivo de sensibilizá-las em relação ao meio ambiente, o texto fala sobre o consumo exagerado de água na hora do banho e da energia elétrica desperdiçada quando este banho é demorado, da torneira aberta, luzes da casa acesas, da televisão ligada e ninguém assistindo, do lixo jogado na rua e até dos papeis que eles desenham e depois jogam fora.
Depois de ler o texto perguntamos o que eles faziam para contribuir com o meio ambiente. Alguns responderam: “Eu molho a plantinha da minha casa” outros disseram “ Eu não jogo lixo na rua, e quando não tem lixeira eu guardo na bolsa, e quando chego em casa jogo na lixeira.
Este momento foi muito divertido, pois cada um queria falar o seu modo de contribuir com o meio ambiente. E até disseram que mesmo com esse frio tomavam banho rapidinho de água fria. ‘tá doido!’ disseram uns.
Depois dessa conversa, fomos procurar nas revistas fotografias de natureza preservada e aprecia-las.

O próximo passo era elaborar uma atividade que eles pudessem usar a sua imaginação. Uns quiseram desenhar e fizeram suas obras de artes inspirados nas fotografias das revistas, outros usaram cola e recortes de revistas para ilustrar a paisagem.
Considerando que as crianças estavam conscientizadas a evitar o desperdício, pedimos que cada uma usando a sua criatividade construíssem brinquedos e acessórios, a partir de material reciclável. Valorizamos cada elemento considerado descartável e dessa forma difundimos a visão ecológica de preservação do meio ambiente, de forma lúdica e divertida.
Foram construídos pelas crianças quebra-cabeça e jogo da memória. Depois de prontos colocamos numa exposição para que todos pudessem compartilhar.

A criança e a mídia


No dia 17 de maio comemora-se o Dia Internacional das Telecomunicações. Este tema foi muito fácil de abordar com a turminha do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro, pois é muito pertinente e atual. Além disso, as nossas crianças lidam com os mais diversos meios de comunicação diariamente em sua rotina, ora falando ao telefone e ao celular, assistindo um desenho na televisão, ouvindo uma canção no rádio, lendo um jornal ou revistas, e até mesmo jogando na internet e etc.

No primeiro momento, iniciamos o assunto falando sobre a importância dos meios de comunicação em nosso dia a dia e como eles facilitam a nossa vida. Procuramos mostrar de forma bastante criativa que cada meio permite que nos comuniquemos de uma maneira diferente com as outras pessoas. Por exemplo: a televisão permite que muitas pessoas vejam a mesma notícia, mas é através do telefone que conseguimos transmitir a notícia que escutamos para as outras pessoas, mesmo aquelas que moram bem longe de nós.


As crianças foram levadas a refletir sobre os meios de comunicação, e dessa forma elas aprenderam assuntos importantes com muita naturalidade sempre em forma de brincadeira. Demonstraram criatividade e alegria, e acima de tudo entramos em contato com o cotidiano delas de forma criativa, lúdica e reflexiva.

Trabalhamos em equipe e cada grupo construiu um objeto. No final realizamos uma exposição das produções das crianças.

Recebemos muitos elogios por parte dos papais, mamães e visitantes. Foi um sucesso!